• Twitter
  • RSS
  • Facebook
Posted by Julia Garrido - - 0 comentários

Tema célebre de Michael Jackson adaptado pelo realizador Kenny Ortega

O legado de Michael Jackson continua a movimentar milhões de euros. A adaptação do vídeo do tema "Thriller" ao cinema é o projecto que se segue, cuja concretização deverá consolidar o estatuto do músico enquanto defunto mais lucrativo da indústria discográfica.

Há 27 anos, "Thriller" - o disco mais popular da História, com 100 milhões de unidades vendidas - catapultou em definitivo Michael Jackson para a primeira linha da frente das atenções.

Estava entronizado o "Rei da Pop". Até à morte, no ano passado, Jackson manteve uma impressionante base de fãs, pese embora o acentuado declínio criativo do músico, incapaz de lidar com a pressão externa, fossem os escândalos sexuais ou as gigantescas dívidas que contraiu.

Recheado de temas marcantes - como "Billie Jean" ou "Beat it", apenas dois dos sete (!) singles escolhidos -, o disco, produzido por Quincy Jones, teve, porém, na canção homónima o seu apogeu.

A moda dos zombies

Parte significativa da visibilidade do tema deveu-se ao videoclip. Com realização de John Landis, o filme integral ascendia a 14 minutos - duração incomportável para o formato televisivo -, mas uma versão mais reduzida gozou de ampla visibilidade nas estações de todo o Mundo, sobretudo da influente MTV, contribuindo para elevar a popularidade do artista para índices raras vezes vistos.

Dois anos depois da reedição, por ocasião do 25º aniversário, "Thriller" volta a estar novamente no centro das atenções, graças à prevista compra dos direitos para o respectivo projecto cinematográfico. Candidatos não faltam, como a GK Films, Fox 2000, Mandate/Lionsgate e Summit Entertainment, pelo que uma decisão quanto à produtora escolhida deverá estar para breve.

Dois motivos justificam tamanha disputa: a reabilitação financeira da imagem de Michael Jackson - graças à subida das vendas do disco e aos diversos produtos de "merchandising" - e a temática de "Thriller". Os zombies e mortos-vivos que abundam no videoclip são apontados em Hollywood como a próxima grande tendência, explorada que foi até ao limite, tanto no cinema como nos livros, a moda dos vampiros, impulsionada por Sthepenie Meyer.

Com um orçamento de apenas 35 milhões de euros, "Thriller" vai ser realizado por Kenny Ortega. Amigo da família Jackson, o realizador conhece bem os contornos do novo projecto, pois foi o autor do documentário cinematográfico "This is it", em destaque nas salas de cinema no ano passado.

Leave a Reply